Meteorologia prevê chuvas intensas

As previsões ajudam a acautelar o surgimento de desastres que podem provocar inúmeras vítimas humanas e um rasto de destruição
As previsões ajudam a acautelar o surgimento de desastres que podem provocar inúmeras vítimas humanas e um rasto de destruição

O director técnico do Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INAMET), Francisco Osvaldo, alertou na segunda-feira, em Luanda, que o território angolano vai receber chuvas intensas, sobretudo, entre Outubro e Dezembro deste ano.
Em declarações à Angop, Francisco Osvaldo fazia referência à previsão do tempo em Angola de Outubro de 2011 a Março de 2012, em que se vão registar muitas cargas pluviais nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro.
O alto funcionário do INAMET adiantou que, neste momento, nas províncias do Moxico, Uíge e Malange já se registam grandes chuvadas com frequência.
O director técnico advertiu a população para evitar a construção em zonas de risco. Francisco Osvaldo destacou a importância do serviço de meteorologia na divulgação da previsão climatérica, que é posta à disposição da população e de diferentes utilizadores para casos de alerta e auxílio e outras actividades relacionadas com o clima.
O director técnico do INAMET explicou que a previsão climatérica tem a função de fornecer informação para que as actividades possam ser planificadas com antecedência, permitindo, assim, que os recursos estejam disponíveis na qualidade e quantidades adequadas.
A previsão, realçou, constitui um instrumento útil para a planificação de várias actividades, como as ligadas à agricultura, gestão de energia, protecção civil, saúde pública, aeronáutica, turismo, engenharia, recursos hídricos, ambiente e gestão de calamidades.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: JA

DEIXE UMA RESPOSTA