Ler Agora:
Mais de 150 mil famílias beneficiam do programa de micro-crédito
Artigo completo 3 minutos de leitura

Mais de 150 mil famílias beneficiam do programa de micro-crédito

Cidade do Uíge

Uíge – Cento e cinquenta e um mil e 511 famílias beneficiaram do programa de micro crédito em 2010, informou hoje, quinta-feira, na província do Uíge, a chefe de departamento para família do Ministério da Família e Promoção da Mulher (MINFAMU), Santa Ernesto.

A responsável apresentou esses dados ao proceder o balanço das recomendações saídas do Fórum Nacional realizado em 2009 sob o lema “Investir na Mulher Rural para Desenvolver as suas comunidades”.
Segundo Santa Ernesto, no referido período 757 mil e 555 pessoas beneficiaram indirectamente do projecto de micro crédito do Minfamu, das quais mais de 80 porcento foram mulheres, representando, em termos percentuais, uma evolução na ordem de 30, 7 porcento.
Na vertente de educação e como estratégia do ministério para a moralização da família e da sociedade, em 2009, o Minfamu lançou a campanha de resgate de valores morais e cívicos por via do programa Angola Solidária, registando-se, com satisfação, a adesão dos diferentes actores da sociedade.
O Ministério da Família, em parceria com o Ministério da Educação e da Unesco, levou a cabo a primeira fase do projecto de formação de alfabetizadores em línguas nacionais, tendo como grupo alvo a Associação de Comerciantes e Ambulantes de pessoas deficientes.
Segundo a responsável, 445 dinamizadoras rurais beneficiaram de formação no quadro do programa de apoio à mulher rural e da periferia que iniciou nas províncias do Bengo e de Luanda.
A aprovação pelo Conselho de Ministros do regulamento das sociedade de Micro- Crédito e cooperativas de credito e a sua consequente publicação em Diário da República constitui um dos passos em direcção a promoção do sector financeiro inclusivo, tornando-se necessária a sua divulgação para atrair maior número de operadores do sector.
O Fórum Nacional da Mulher Rural é um espaço de diálogo e concertação entre o Governo e seus parceiros, que directa ou indirectamente lidam com a problemática da mulher no meio rural e o desenvolvimento das suas comunidades.
O mesmo tem lugar de dois em dois anos, tendo a província do Cunene acolhido o último conclave.
Participam no encontro a secretária de Estado para o Desenvolvimento Rural, Filomena Delgado, a vice-ministra da Família e Promoção da Mulher, Ana Paula do Sacramento Neto, vice-governadores para o sector político e social, directoras provinciais do Minfamu das 18 províncias e outras individualidades do Governo angolano.

 

Fonte: Angop

Fotografia: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »