Kadhafi poderá ser sepultado terça-feira

Mouammar Kadhafi
Mouammar Kadhafi

Um dia depois de o Conselho Nacional de Transição ter declarado a “libertação” da Líbia após 24 anos de regime de Kadhafi, foi anunciado que o antigo líder do país poderá ser sepultado terça-feira.

Ibrahim Beit al-Mal, porta-voz da milícia que capturou e mantém a posse do corpo de Kdhadfi, em Misurata, disse que o mesmo será sepultado terça-feira, num local secreto. “Estou 90% certo que será terça-feira”, disse.

Domingo, as novas autoridades líbias declararam oficialmente domingo à tarde a libertação do país de 42 anos de domínio de Muammar Kadhafi.

Líbios jubilantes encheram as praças públicas, cantando e acenando com a nova bandeira. Deslocaram-se para a cerimónia oficial em Benghazi, uma cidade que desempenhou um papel chave no levantamento.

Três entidades do Conselho Nacional de Transição declaram o fim da revolução e o inicio do que é denominado da Líbia Livre.

O dirigente do Conselho Nacional de Transição Abdel Jalil agradeceu aos grupos de combatentes a derrota das forças de Muammar Kadhafi, cujo regime governou a Líbia durante 42 anos.

Jalil prometeu que o país seguirá a lei islâmica, proibindo os bancos de cobrarem juros e permitindo aos homens terem quatro mulheres sem obterem autorização da primeira mulher, tal como era requerido na era de Kadhafi.

Não se sabe como esta declaração será acolhida pelos Líbios, incluindo muitas mulheres que participaram na revolução e celebraram a declaração de libertação.

 

Por Paulo Oliveira | Washington

Fonte: VOA

Foto: AP

DEIXE UMA RESPOSTA