Homens de cultura são homenageados

Músico Alberto Teta Lando faz parte da lista das figuras que vão ser homenageados no mês de Novembro
Músico Alberto Teta Lando faz parte da lista das figuras que vão ser homenageados no mês de Novembro

Alberto Teta Lando, Victor E­manuel “Viteix”, Jorge Macedo e o humorista Cisco são os artistas a serem homenageados a título póstumo, na segunda edição da Semana do Atelier Monumental, que decorre de 14 a 19 de Novembro, no Centro de Formação de Jornalistas (CEFOJOR), em Luanda.
Nok Nogueira, coordenador da iniciativa, explicou que a actividade é promovida pela Associação Cultura Atelier Monumental, em parceria com a Fundação LR Arte e Cultura, com o objectivo de desenvolver a natureza científica das artes.
A finalidade é realizar debates de reflexão artística e cultural, nos quais os artistas dos diversos ramos das artes, como as plásticas, música, literatura, teatro, cinema e dança, vão poder abordar com maturidades as suas experiências sobre aquilo que produzem.
Nok Nogueira adiantou que um dos objectivos do evento é criar um espaço de debate artístico cultural, onde os artistas nacionais possam fazer alguns estudos comparados em função da realidade artística de outros países, de maneira a desenvolverem as suas actividades.
Dado o elevado número de disciplinas artísticas, salienta o coordenador da iniciativa, a actividade vai durar uma semana.
O primeiro dia é dedicado à dança, estando previstas várias palestras e um espectáculo. Estão também agendadas as disciplinadas de literatura, música, artes plásticas, teatro e cinema. No dia dedicado à música, o cantor Hélder Mendes vai interpretar alguns temas de Alberto Teta Lando.
Para além de Hélder Mendes, o trio de humoristas RIR, formado por Gody, Perry e Dibá, e o grupo de comédia Mona Mwazanga, composto por Leonel Kinzunzo, Nelso Vemba e Michel Vemba, vão juntar-se à festa, mostrando os seus dotes humorísticos.

A exibição de produções de cinema nacional constam igualmente do programa da Semana do Atelier Monumental, que encerra com uma gala, onde vão ser homenageadas as quatro figuras que muito deram à Cultura Nacional.
A II edição da Semana do Atelier Monumental tem o apoio da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), Cefojor, Lactiangol, Refriango, Zap, Casa Mimosa, Hotel Skyna e Brazuca.

 

 

Fonte: Jornal de Angola
Foto: JA

DEIXE UMA RESPOSTA