Hoje é Dia Mundial da Música

dia-mundial-musica-foto-angop
A música ajuda a fortalecer o carácter e a glorificar o estado de alma
dia-mundial-musica-foto-angop
A música ajuda a fortalecer o carácter e a glorificar o estado de alma

Luanda – Assinala-se hoje, 01 de Outubro, o Dia Mundial da Música, com o propósito de cultivá-la nas suas mais variadas dimensões artísticas.

A data foi instituída em Outubro de 1975 pelo “Internacionational Music Council”, uma organização não-governamental, fundada em 1948 sob patrocínio da Organização das Nações Unidas para a Educação Ciência e Cultura (Unesco), visando a promoção de valores de paz e amizade, através da linguagem universal que é a música.
A música, como arte dos sons, ritmos e harmonias, ajuda na sua plenitude a fortalecer o carácter e a glorificar o estado de alma.
Os povos fortalecem-se e mantêm-se alegres porque sabem que a música engrandece o seu orgulho e o seu sentido patriótico, o valor social, humano nas suas mais várias manifestações artísticas musicais.
No caso particular de Angola, após um período de quase nulo que conheceu o movimento cultural na sua plenitude, assiste-se já sinais animadores com a realização de grandes eventos, particulares e colectivos.
É já um facto o surgimento frequente de lançamentos de discos e realizações de espectáculos músico-culturais com níveis internacional.
Festivais da Canção de Luanda, da Rádio Luanda Antena Comercial (LAC), FestiSumbe, na província do Kwanza Sul, FestiBengo, na província do Bengo, e as edições regulares do Caldo do Poeira e Top dos Mais Queridos, da Rádio Nacional de Angola, pode-se considerar uma homenagem à música.
Reconhecimento e mérito quanto a importância que se dá a música no país espelha-se na existência de um Ministério da Cultura e de uma União dos Artistas e compositores, que, com o seu produto cultural, tem velado para o bem-estar psico-cultural dos angolanos e no reconhecimento da música.

Fonte: Angop

Fotografia: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA