Ler Agora:
Grande número de eleitores antevê a derrota de Sarkozy
Artigo completo 2 minutos de leitura

Grande número de eleitores antevê a derrota de Sarkozy

Presidente francês (à esquerda) perdeu popularidade no seio do eleitorado

Dois terços dos franceses que votam acreditam que o Presidente Nicolas Sarkozy vai perder as eleições do próximo ano, caso venha a concorrer, incluindo mais da metade dos apoiantes do seu próprio partido, segundo uma sondagem divulgada no domingo.
Sarkozy, cuja popularidade diminuiu, chegando perto de mínimos recordes em Setembro, ainda não anunciou se vai concorrer à Presidência em Abril e Maio, mas de acordo com a pesquisa da ViaVoice, para o diário “Liberátion”, de esquerda, 68 por cento da população acredita que ele perde as eleições. O Governo de Sarkozy sofreu um duro golpe na semana passada, apenas sete meses antes das eleições, quando candidatos de esquerda tomaram o controlo do Senado pela primeira vez em mais de 50 anos. A sondagem, que ouviu 1.007 pessoas em idade de votar e foi realizada entre 29 de Setembro e 1 de Outubro, incidiu nas políticas económicas de Sarkozy, incluindo a administração da dívida pública, e em questões do défice como as principais causas de preocupação.
Preocupante para Sarkozy é que 54 por cento das pessoas que apoiam o seu partido, o UMP, tenham dito não considerarem que possa vencer as eleições.
Com uma semana até à primeira ronda das primárias presidenciais da oposição socialista, o ex-líder do partido François Hollande continua o candidato mais popular.
Segundo a pesquisa da ViaVoice, o público prefere que o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Alain Juppé, concorra como o candidato presidencial do partido de Sarkozy, embora 54 por cento dos eleitores do UMP ainda achem que o Presidente é o melhor homem para concorrer.

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »