Filho de Kadafi detido responde a interrogatório em campo militar

Moradores de Trípoli celebraram na noite dessa quarta-feira a captura de Mutassim Kadafi.
Moradores de Trípoli celebraram na noite dessa quarta-feira a captura de Mutassim Kadafi.

As novas autoridades da Líbia afirmam ter capturado nessa quarta-feira, em Sirte, um dos filhos do ex-ditador Muammar Kadafi, Mutassim Kadafi. O anúncio provocou euforia entre os moradores de Trípoli e Misrata, que saíram nas ruas para festejar. Mutassim, de 36 anos, é o quinto filho do ex-ditador líbio e foi seu conselheiro de segurança antes da queda do regime.

A informação da captura de Mutassim Kadafi na cidade natal do ex-ditador foi dada pelo coronel Abdullah Naker, um dos chefes do Conselho Nacional de Transição (CNT). De acordo com o militar, Mutassim foi detido durante uma investida realizada por um esquadrão da brigada “El Ahrar”, das forças rebeldes. Após ser capturado, ele foi enviado de avião para a cidade de Benghazi, no leste do país, e responde a interrogatório no campo militar Boatneh.

Os combatentes do novo governo líbio tentam conquistar o último reduto de aliados do ex-ditador Kadafi em Sirte. Segundo jornalistas no local, combates e tiroteio são registrados no bairro Dólar, na região oeste da cidade e no chamado bairro número 2, mais ao norte, nas margens do Mediterrâneo.

O CNT aguarda a conquista completa de Sirte e Bani-Walid, últimos redutos fiéis a Kadafi, para declarar o país totalmente livre do ex-ditador e abrir caminho para a formação de um governo provisório até a realização de eleições.

 

Fonte: RFI

Fotografia: REUTERS/Suhaib Salem

DEIXE UMA RESPOSTA