Ler Agora:
Fatah propõe organização das legislativas em Janeiro
Artigo completo 2 minutos de leitura

Fatah propõe organização das legislativas em Janeiro

Palestinos condicionam negociações ao regresso às fronteiras anteriores à guerra

A Fatah, do Presidente palestino Mahmud Abbas, propôs ao Hamas a organização de eleições em Janeiro de 2012 para reactivar o processo de reconciliação entre os movimentos rivais, informou o negociador Saeb Erakat.
“Uma das opções que apresentámos ao Hamas consiste em acelerar a reconciliação organizando eleições parlamentares em Janeiro e depois formando um governo”, declarou Erakat à AFP. No entanto, até ontem, o Hamas ainda não tinha dado uma resposta.
“É apenas uma sugestão e não decidimos nada, mas está para ser discutido e apresentámos a proposta ao Hamas”, acrescentou.
Na terça-feira, o dirigente do movimento islamita, Khaled Mechaal, aproveitou a troca de prisioneiros palestinos pelo soldado israelita Gilad Shalit, que aumentou a sua popularidade entre a opinião pública, para propor ao Presidente da Autoridade Nacional da Palestina, Mahmoud  Abbas um encontro para debater a reconciliação entre todos os palestinos.

Colonatos

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu está de acordo em limitar parcialmente os colonatos na Cisjordânia, no que respeita “à construção de edifícios públicos” e nos “terrenos estatais”, divulgou ontem o jornal “Haaretz” através da sua página na Internet.
Em contrapartida, Netanyahu não está disposto a parar a construção “pelos promotores privados nos terrenos dos particulares”, acrescentou a publicação, citando um alto responsável israelita sob anonimato.
A proposta serve para retomar as negociações de paz com os palestinos, paralisadas há mais de um ano. Palestinos negam negociar com manutenção de colonatos.

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »