Estátua da Liberdade celebra 125 anos antes de fechar para reforma

Estátua da Liberdade ficará fechada durante um ano para reforma.
Estátua da Liberdade ficará fechada durante um ano para reforma.

Uma cerimônia foi realizada para marcar os 125 anos de inauguração da estátua na Liberty Island nesta sexta-feira. A partir de sábado o monumento será fechado para uma reforma que deve durar cerca de um ano, mas o acesso à ilha não será interrompido.

Os norte-americanos celebraram nesta sexta-feira o aniversário de um de seus principais símbolos : a Estátua da Liberdade. A cerimônia de comemoração dos 125 anos da Lady Libertyfoi realizada na ilha onde a estátua foi instalada em 28 de outubro de 1886, quando foi oferecida de presente pela França aos Estados Unidos. Uma delegação francesa participou do evento e bandeiras dos dois países foram instaladas no local.

O prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, disse que a estátua é uma fonte de inspiração para o mundo todo. “Ela é um símbolo de diversidade, tolerância e abertura”, ressaltou. Um espírito presente na celebração, que foi marcada pela cerimônia de naturalização de 125 pessoas, uma referência à idade do monumento.

Após os fogos de artifício lançados na noite de sexta-feira, a estátua será fechada durante cerca de um ano para reforma de suas escadarias internas, mas durante esse período o acesso à ilha não será interrompido. Patrimônio mundial da Unesco desde 1984, a Estátua da Liberdade é passagem obrigatória para os milhares de turistas que visitam Nova York diariamente.

 

Silvano Mendes

Fonte:  RFI

Foto: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA