Eric Clapton almeja parceria com brasileiro João Gilberto

Compositor Eric Clapton que deu vários concertos no Brasil tem João Gilberto como ídolo
Compositor Eric Clapton que deu vários concertos no Brasil tem João Gilberto como ídolo

O guitarrista, cantor e compositor britânico Eric Clapton, que actuou, quarta e terça-feira no estádio do Morumbi, em São Paulo, manifestou o seu interesse em gravar, ou pelo menos tocar, com o cantor e compositor brasileiro João Gilberto.
O desejo surgiu depois do guitarrista britânico ter assistido a um espectáculo de João Gilberto em Londres. No seu disco “Reptile”, de 2001, faz referências à maneira do baiano puxar as cordas da viola, na faixa que dá título do disco.
Para Eric Clapton, João Gilberto tornou-se o seu sonho de consumo. “Ele é fantástico. Mas também sei o quanto é difícil encontrá-lo”, disse em entrevista dada recentemente ao jornal “Globo”.
O encontro entre o inglês, que mudou a guitarra e o baiano que revolucionou a maneira de tocar viola pode estar mais perto do que se imagina, uma vez que a mulher de João Gilberto, Cláudia Faissol, disse ao jornal “Estado” que “adoramos Clapton, mas ninguém da produção dele entrou em contacto connosco. João é difícil, mas eles têm de me ligar para que organizemos o encontro”, disse a companheira do músico.
João Gilberto não foi aos concertos de Clapton, no Rio de Janeiro, mas mandou a mulher registar o que podia com uma câmara de filmar.  “A possibilidade mais plausível para o encontro é nos espectáculos que João Gilberto vai realizar para comemorar os seus 80 anos – mas nada é certo. Afinal, é mais fácil Clapton ir ao encontro de João do que João ir ter com Clapton”, salientou Cláudia Faissol.
Segundo ela, Eric Clapton, que actuou de 6 a 12 no Brasil, tem feito tudo para estar com o seu ídolo brasileiro e chegou mesmo a interceder por ele junto da etiqueta EMI para que esta negociasse com ele o relançamento dos seus três primeiros discos, que deram forma à Bossa Nova na década de 1960.“A luta de João para ter os seus masters de volta é antiga. Eles foram modificados pela etiqueta no tempo em que ela (a EMI) pertencia aos ingleses. É uma vergonha para eles. Uma força de Clapton pode ajudar”, disse Cláudia Faissol.

Criador da Bossa Nova

João Gilberto é natural de Juazeiro, Bahia. Nasceu em Junho de 1931, aos 14 anos ofereceram-lhe uma viola e jamais a largou. Na década de 1940, adorava escutar Duke Ellington e Tommy Dorsey, além de Dorival Caymmi e Dalva de Oliveira. Aos 18 anos muda-se para o Estado de Salvador com a intenção de ser cantor de rádio e “crooner” (cantor de baladas populares). Depois seguiu para o Estado do Rio de Janeiro, e teve algum sucesso no grupo musical “Garotos da Lua”.
Obcecado com a ideia de criar uma nova forma de se expressar com a viola, o seu esforço foi concretizado depois de conhecer Tom Jobim e um grupo de estudantes universitários de classe média, também músicos, lançando o movimento que ficou conhecido por Bossa Nova.

 

Fonte: Jornal de Angola

Foto: DR

DEIXE UMA RESPOSTA