Concurso de dança continua no sábado

Participantes das edições anteriores em plena demonstração da arte do bailado num dos estúdios da Televisão Pública
Participantes das edições anteriores em plena demonstração da arte do bailado num dos estúdios da Televisão Pública

Depois da cerimónia de abertura, no fim-de-semana passado, as eliminatórias da terceira edição do concurso “Bounce” começam sábado, a partir das 15h00, nos estúdios do Centro de Produção de Programas da Televisão Pública de Angola (TPA), na Camama, em Luanda.
O formato é o mesmo das edições anteriores, com cinco eliminatórias, incluindo a fase final. Os 20 dançarinos seleccionados começam a disputa e vão ser desqualificados quatro concorrentes em cada sessão semanal.
Os candidatos apresentam-se de forma individual e depois em pares. Os estilos são a dança popular, recreativa e contemporânea, que inclui danças de salão, afro, hip-hop e jazz. Participam a cantora Bruna Tatiana e os apresentadores do Canal 2, Henesse Cacoma e Benvindo Magalhães.
Durante o concurso, os concorrentes têm a missão de convencer o júri, constituído por Coréon Dú, Gersy Pegado e Nelson Augusto, que avalia a criatividade, originalidade, ritmo e coreografias. O concurso é transmitido em directo no Canal 2 da TPA.
A segunda sessão vai ser realizada nos dias 5 e 12 de Novembro, e a final está prevista para os dias 19 e 20 do próximo mês. Além do júri, os telespectadores votam através de mensagens telefónicas.
O programa tem como objectivo promover a dança e a música nacional. Trata-se de um projecto televisivo, transmitido todos os domingos, tendo uma componente educativa e formativa.
O projecto inclui igualmente formação aos dançarinos com seminários diários, ministrados por sete coreógrafos. O prémio do vencedor inclui uma acção de formação em dança no exterior.

Segundo o regulamento, os concorrentes têm idades compreendidas entre os 18 e os 23 anos, e além de Luanda, nesta edição participam jovens do Bié, Cabinda, Huíla, Malange, Benguela e Lunda-Sul. Criado em 2007, o “Bounce” foi inspirado pela cultura de dança urbana, o kuduro e hip-hop, com o objectivo de incentivar a paixão dos jovens pela dança, e é produzido pela Semba Comunicação.
A primeira edição foi realizada em 2008 e teve como vencedores Manuel Canza, Serafina Sanches, Bento António e Cilana Majenje. Os concorrentes foram escolhidos em “castings” realizados em Benguela, Huambo, Luanda e Zaire.
A segunda edição, realizada em 2009, contou com a participação de dançarinos do Uíge, Cabinda, Lunda-Norte, Lunda-Sul, Namibe e emigrantes provenientes de Lisboa. Os vencedores foram Fortunato Tomás, Isilda Lissokeivo, Anderson Majenje e Bráulio Francisco.

Roque Silva

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: DR

DEIXE UMA RESPOSTA