CNT afirma que realizou autópsia no corpo de Kadafi

Corpo de Muammar Kadafi exposto em Misrata, no dia 21 de outubro de 2011.
Corpo de Muammar Kadafi exposto em Misrata, no dia 21 de outubro de 2011.

O corpo do ex-ditador líbio Muammar Kadafi, morto na quinta-feira, em Sirte, passou por uma autópsia neste domingo. O CNT (Conselho nacional de Transição) tinha anunciado no sábado que nenhuma autópsia seria feita no corpo do ex-ditador. O corpo será entregue a pessoas próximas à Kadafi.

O Conselho militar de Misrata anunciou neste domingo, que uma autópsia tinha sido realizada no corpo do ex-ditador libio, Muammar Kadafi. O anúncio foi feito por Fathi Bachaga, porta-voz do Conselho militar. “Nós não tínhamos previsto a realização de uma autópsia, mas Trípoli nos pediu e nós queríamos fazer as coisas de maneira correta”, declarou Bachaga.

O corpo de Kadafi foi transportado na quinta-feira à noite à Misrata, no noroeste de Sirte, onde foi exposto em uma câmara fria. Desde sexta-feira, centenas de líbios passaram para ver o corpo do ex-ditador.

Uma autópsia foi igualmente praticada, no sábado, no corpo de Mouatassim Kadafi, filho do ex-dirigente líbio, que também foi morto na quinta-feira, depois de ter sido capturado vivo em Sirte.

O ex-dirigente líbio de 69 anos, em fuga desde a queda de seu governo no final de agosto, foi capturado vivo na quinta-feira na região de Sirte (360 Km a leste de Trípoli) e morto a tiros algum tempo depois. Ainda não está claro se Kadafi foi executado ou se morreu durante um tiroteio.

As novas autoridades líbias, que tinham dito em um primeiro momento que Kadafi seria enterrado em um lugar secreto para evitar peregrinações no futuro, anunciaram neste domingo que entregariam o corpo do ditador a pessoas próximas a ele.

 

Fonte: RFI

Foto: REUTERS/Saad Shalash

DEIXE UMA RESPOSTA