Carolina Cerqueira considera ANGOP uma referência no universo das agências noticiosas

Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira
Ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira

Luanda – A ministra da Comunicação Social, Carolina Cerqueira, afirmou neste sábado que passados 36 anos, desde a emissão do primeiro despacho da Angop, a empresa é hoje uma referência no universo das agências noticiosas africanas e dos demais países em desenvolvimento.

Este pronunciamento está expresso numa mensagem de felicitações enviada sábado ao colectivo de trabalhadores desta agência noticiosa, por ocasião do 36º aniversário que neste domingo assinala, tendo referido que a mesma concorre através da troca de serviços noticiosos para competir internacionalmente com as grandes agências do mundo.
 De acordo com o documento, prova deste facto é o recente acordo assinado com a Agência Argentina e as parcerias com a Agência Reuters e Agência France Press.
“A ANGOP atingiu níveis de modernização e conheceu avanços tecnológicos consideráveis, como a transformação num agência multimédia com cinco novas plataformas de comunicação que agilizam a ligação de Angola com o resto do mundo e tem vindo a impulsionar a sua afirmação como um verdadeiro pilar de promoção da cidadania e da projecção do pais no exterior”, lê-se na missiva.
Carolina Cerqueira refere, por outro lado, que num conjunto de iniciativas permitem a ANGOP prestar um serviço público de informação que reflecte as grandes realizações do país nos domínios político, económico, social, cultural e desportivo.
 “Através do seu portal de internet e dos seus boletins de informação impressos e electrónicos, produzidos em várias línguas, a ANGOP constitui uma digna, séria e fiável, fonte de informação e de conhecimentos sobre Angola”, refere a ministra.
“Acompanhamos de perto as grandes realizações e a expansão da empresa a nível nacional, com particular realce em municípios e localidades, o que justifica a credibilidade, dinâmica, profissionalismo e entusiasmo que tem movido o colectivo de trabalhadores na execução da estratégia do Executivo para a Comunicação Social”, frisa a Governante.
É prova deste engajamento o funcionamento do centro de formação de quadros que desde 2010 tem permitido o aprimoramento de conhecimentos dos quadros a vários níveis.
 Na óptica da ministra, ressalta-se igualmente a reeleição este ano da Agência Angola Press para presidir a aliança das agências dos países da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP) o que representa o voto de confiança das congéneres de língua portuguesa.
“ Para o importante contributo que a Agência Angola Press tem prestado na promoção do desenvolvimento sócio-económico do país e na divulgação da imagem positiva de Angola no exterior, muito se deve a existência, na empresa, de quadros experientes e um ambicioso programa de formação académica, técnico – profissional on Job e no exterior”, realça Carolina Cerqueira.
A ministra da Comunicação Social aproveitou a ocasião para exortar a todos os profissionais da ANGOP espalhados por todo o país e no estrangeiro a continuarem a trabalhar em prol de uma informação responsável, plural, objectiva e isenta a bem de Angola e dos angolanos.
Fonte: Angop
Foto: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA