Ler Agora:
Cancro da próstata continua a aumentar desde 2010
Artigo completo 2 minutos de leitura

Cancro da próstata continua a aumentar desde 2010

Luanda – O director clínico do Centro Nacional de Oncologia, António Tavares, afirmou nesta quarta-feira, em Luanda, que os casos positivos de cancro da próstata tendem a aumentar, naquele estabelecimento, e que os pacientes acorrem aos serviços de urologia tardiamente.
“A comparação entre 2010 e Setembro de 2011 mostra que em 2010 tínhamos 55 casos diagnosticados positivamente, num total de 535 pacientes vistos. Até Setembro, os números determinados são de 53, num total de 488”, disse à Angop, à margem de uma palestra sobre cancro da próstata e da mama.
Tendo em conta os resultados apontados (os números não correspondem à realidade do país), o especialista aconselhou os pacientes a não procurarem os serviços de urologia tardiamente.
“A partir dos 40 anos, as pessoas podem começar a fazer as consultas de rastreio, porque o cancro da próstata é uma doença que ataca aos idosos”, disse o director clínico.
Por sua vez, a médica Albertina Manassas referiu que os casos de cancro da mama também têm vindo a aumentar, tendo, em 2010, sido registados 210 casos positivos, num total de três mil e 676, contra 128, de um universo de dois mil e 750 doentes, em Setembro 2011.
A especialista, que falava à margem da palestra alusiva ao 36º aniversário da Angop, aconselhou os pacientes a realizarem o auto-exame das mamas, mensalmente.
Embora os de melhor prognostico seja feito às mulheres de 40 a 60 anos, Albertina Manassa aconselhou o auto-exame também às jovens de 18 anos, pois foram registados alguns casos em jovens com esta idade.
Para contrapor o diagnóstico tardio, em cada uma das doenças, os dois especialistas aconselharam a realização reiterada de palestras sobre o cancro da mama e da próstata, visando informar as pessoas sobre a gravidade destas doenças.
O cancro da mama, que atinge 99 porcento das mulheres e 1 porcento dos homens, é a segunda maior causa de morte nas mulheres, no Mundo.

 

Fonte: Angop

Foto: Angop

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »