Barack Obama anuncia retirada das tropas americanas do Iraque

Barack Obama durante o anúncio da retirada das tropas americanas do Iraque.
Barack Obama durante o anúncio da retirada das tropas americanas do Iraque.

O presidente dos Estados Unidos anunciou nesta sexta-feira que os 39 mil soldados norte-americanos que ainda atuam no Iraque devem deixar o país até o final do ano. A decisão coloca um ponto final em nove anos de mobilização militar de Washington em território iraquiano.

A notícia foi dada logo após uma teleconferência realizada entre Barack Obama e o primeiro-ministro iraquiano Nouri Al-Maliki. “Hoje eu posso anunciar, como prometido, que o restante de nossas tropas presentes no Iraque estará de volta até o final deste ano. Após quase nove anos, a guerra dos Estados Unidos no Iraque vai terminar”, disse o presidente norte-americano.

A data da saída dos soldados fazia parte de um acordo selado entre os dois países em 2008. No entanto, até agora Washington e Bagdá ainda negociavam a possível permanência de um pequeno contingente de norte-americanos no Iraque para formar os militares iraquianos. Mas as discussões bloquearam quando os Estados Unidos exigiram imunidade total a seus homens atuando no país – uma condição recusada pelas autoridades locais.

O premiê iraquiano deve visitar Washington em dezembro, quando os dois líderes devem retomar as relações como dois Estados soberanos. As tropas norte-americanas estão no Iraque desde 2003 como parte da ofensiva lançada pelo ex-chefe da Casa Branca, George W. Bush.

 

Silvano Mendes

Fonte: RFI

Foto: Reuters

DEIXE UMA RESPOSTA