Banco Comercial Angolano abre balcão

Os habitantes da comuna da Funda passam a beneficiar dos serviços disponibilizados pelo Banco Comercial Angolano
Os habitantes da comuna da Funda passam a beneficiar dos serviços disponibilizados pelo Banco Comercial Angolano

O Banco Comercial Angolano (BCA) abriu na sexta-feira, em Luanda, uma nova agência na comuna da Funda, para atender a população e os trabalhadores da nova fábrica Coca-Cola Bottling da região.
Na ocasião, o presidente da Comissão Executiva do Banco Comercial Angolano, Felipe Martins, afirmou que a abertura de mais um balcão do BCA soma seis agências inauguradas este ano, elevando a sua presença para 25 balcões em todo o país.
“No âmbito da expansão da rede de balcões no próximo ano, vamos dar prioridade à abertura de agências nas áreas rurais”, referiu. A abertura do novo balcão na comuna da Funda permitiu a criação de nove postos de trabalho na região.
Felipe Martins informou que além de Luanda, existe um balcão na província do Uíge, no Huambo e no Porto do Lobito.
O presidente da Comissão Executiva do BCA afirmou que a agência da comuna da Funda se enquadra no âmbito de um protocolo assinado com a Coca-Cola, com o objectivo de facilitar a facturação e transferências bancárias aos trabalhadores.
“Com a nova agência as populações e os 600 trabalhadores da Coca-Cola podem confiar as suas poupanças e recorrer a créditos bonificados”, disse. Felipe Martins informou que o micro crédito constitui um segmento de negócio importante para o banco, sendo por enquanto um projecto para os próximos anos com a abertura de mais balcões.  O responsável da Comissão Executiva do BCA disse que a construção de raiz da nova agência está orçada em 800 mil dólares.
O banco possui um volume de depósitos que ronda 350 milhões de dólares e uma carteira de crédito no valor de 150 milhões de dólares.

A administradora da comuna da Funda disse que o balcão vem juntar-se a outros dois já existentes na região. Além do BCA, a comuna conta com o BAI Micro Finanças e o Banco de Fomento Angola.
Rosa Dias dos Santos esclareceu que a Funda possui 25 cooperativas de camponeses que contribuem de forma significativa para o crescimento dos negócios na comunidade. Situada a 25 quilómetros da cidade de Luanda, a comuna da Funda possui 83 mil habitantes, tendo como principal actividade a pesca e a agricultura. Na região, os camponeses efectuam o escoamento dos produtos através do mercado do Sábado, muito frequentado pela população e munícipes de Luanda.
O administrador Executivo da Coca-cola Bottling, Manuel Sumbula, garantiu que a abertura do balcão vai suprir as exigências dos trabalhadores. A actual produção de refrigerantes atinge cerca de cinco milhões de quilolitros por ano. Segundo o responsável, existe um projecto para centralizar a distribuição de refrigerantes e cerveja no país, com vista a satisfazer o atendimento aos clientes.

 

Natacha Roberto

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Santos Pedro

DEIXE UMA RESPOSTA