Ler Agora:
Angola conhece adversários
Artigo completo 2 minutos de leitura

Angola conhece adversários

Ndunguidi Daniel e Joaquim Dinis participaram na extracção das bolas em Luanda

A cerimónia do sorteio da fase final da 28ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN) realiza-se hoje, às 19h00, no Palácio de Sipopo, em Malabo, na Guiné Equatorial.
A sessão é conduzida pelo presidente da Confederação Africana de Futebol (CAF), Issa Hayatou.
Angola está representada no sorteio pelo presidente da Federação Angolana de Futebol (FAF), Pedro Neto, que viajou, ontem, ao princípio da tarde, para a cidade de Malabo.
Também viajaram os vice-presidentes da FAF, José Luís Prata e João Lusevikueno, o técnico-adjunto dos Palancas Negras, Carlos Pedro, e o médico da Selecção Nacional, Pedro Miguel.
O CAN disputa-se, de 21 de Janeiro a 12 de Fevereiro, no Gabão e na Guiné-Equatorial.
A primeira fase de grupos disputa-se nas cidades sedes de Malabo e Bata, no segundo daqueles países, e a outra, em Libreville e Franceville.  As 16 selecções apuradas são repartidas em quatro grupos de quatro equipas. As duas primeiras de cada série qualificam-se para os quartos-de-final.
As selecções do Gabão e da Guiné-Equatorial, países organizadores da prova, estão no primeiro pote, enquanto as outras são classificadas, de acordo com o desempenho que tiveram nas edições de 2006, 2008 e 2010.

Para cada uma das três últimas edições do CAN, a CAF adoptou um modelo de pontuação para as selecções apuradas. Os Palancas Negras encontram-se no sendo pote, ao lado da Tunísia, Zâmbia e Guiné-Conacry.No primeiro pote estão Ghana, Costa do Marfim, Gabão e Guiné Equatorial, no três encontram-se as selecções do Mali, Senegal, Marrocos e Burkina-Faso, e no quatro, Sudão, Líbia, Botswana e Níger.Além dos anfitriões, estão já apurados para a 28ª edição do CAN-2012, as selecções de Angola, Botswana, Burkina-Faso, Costa do Marfim, Ghana, Guiné-Conacry, Líbia, Níger, Mali, Marrocos, Tunísia, Senegal, Sudão e Zâmbia. A Líbia e Sudão foram os segundos melhores classificados na fase de grupos.

 

António Cristóvão

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Rogério Tuti

 

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »