África está a caminhar para a democracia

Chefe de Estado do Ghana John Atta Mills
Chefe de Estado do Ghana John Atta Mills

O chefe de Estado do Ghana John Atta Mills afirmou, na capital do país, que a organização, com êxito, de eleições democráticas em África demonstra que o continente “segue o caminho da democracia”.
Ao discursar, na sexta-feira, num jantar com o homólogo nigeriano Goodluck Jonathan, John Evans Atta Mills assegurou que o Ghana vai organizar, em 2012, eleições livres, justas e transparentes.O Presidente John Atta Mills considerou que a realização de eleições credíveis no seu país “mostrava que os africanos  assumem o seu destino para com a democracia e convidou os países africanos a enfrentarem os desafios do continente e a dar exemplo ao resto do mundo”.
Goodluck Jonathan, que efectuou a sua primeira visita ao Ghana, declarou que as relações entre os dois países eram muito estreitas por causa das afinidades históricas e políticas.O líder nigeriano insistiu no reforço da integração e do comércio oeste-africano para criar grandes mercados e no crescimento  dos investimentos no interesse mútuo dos Estados da África Ocidental. Goodluck Jonathan chegou na sexta-feira ao Gana para uma visita de dois dias, durante a qual teve encontros com o Presidente John Evans Atta Mills e recebeu um título de doutor honoris causa do Institute of Management and Public Administration de Accra.
O Ghana tem uma forte dependência em relação ao petróleo nigeriano e as discussões entre os dois Presidentes abrangeram, entre outros assuntos, a livre circulação de bens com condições vantajosas.

Fonte: Jornal de Angola

Foto: Newstimeafrica

DEIXE UMA RESPOSTA