África do Sul – Deputada negra chefia a bancada do principal partido da oposição

Parlamentar Lindiwe Muzibuko
Parlamentar Lindiwe Muzibuko

A deputada negra,Lindiwe Muzibuko, foi eleita na quinta-feira a primeira personalidade política negra chefe da bancada parlamentar do partido da Aliança Democrática (DA), o principal partido da oposição na África do Sul.
Mazibuko, porta-voz nacional da DA, disputou o lugar com o dirigente cessante Athol Trillip e a competição ameaçava causar uma divisão no seio do partido. Mas, ao anunciar o resultado na Assembleia Nacional na Cidade do Cabo, a líder da DA, Helen Zille, disse que esta nomeação reforça o partido com vista às eleições nacionais de 2014 e 2019.
Mazibuko declarou, por seu lado, que a DA trabalha para recolher 30 por cento do voto nacional nas eleições gerais de 2014, enquanto Zille disse acreditar que o partido pode derrubar o Congresso Nacional Africano (ANC, partido no poder) nas eleições de 2019.Nascida na Suazilândia, em 1980, e educada em Durban, na África do Sul, Mazibuko foi pela primeira vez candidata do partido às eleições gerais de 2009.
Ela terminou em terceiro lugar na lista da DA em KwaZulu-Natal, o que lhe permitiu aceder ao Parlamento. Designada responsável adjunta da Comunicação da DA, antes de suceder a Donald Lee como porta-voz nacional do partido, Mazibuko, de 31 anos, é a quarta parlamentar mais nova do país, depois de Mduduzi Manana do ANC, Luzelle Adams do Congresso do Povo (Cope, dissidente do ANC) e de uma sua colega da Aliança Democrática, Masizole Mnqasela.

 

 

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: AFP

DEIXE UMA RESPOSTA