Acto político de massas da JMPLA mobiliza jovens para reconstrução

Juventude dos municípios da província do Bié sensibilizados para o desenvolvimento
Juventude dos municípios da província do Bié sensibilizados para o desenvolvimento

A JMPLA movimentou ontem, no Cuito, província do Bié, centenas de jovens membros, simpatizantes e amigos num acto político de massas de mobilização sobre a necessidade da sua contribuição aos esforços de reconstrução e desenvolvimento do país.
O acto político do Secretariado Nacional da JMPLA, enquadrado nas comemorações do 55º aniversário de fundação do MPLA a ser assinalado no dia 10 de Dezembro, juntou, defronte do Pavilhão do Sporting Clube Petróleo do Bié, jovens dos municípios do Andulo, Camacupa, Catabola, Chinguar, Chitembo, Cuemba, Cunhiga, Cuito e Nharea.
No acto político, que começou com um minuto de silêncio em memória dos mártires da luta pela conquista da paz, o primeiro secretário provincial do MPLA no Bié, Álvaro de Boavida Neto, chamou a atenção para a responsabilidade que a organização juvenil do partido tem na educação dos jovens.
Para Boavida Neto, o MPLA tem a sua força na JMPLA, pelo que exorta ao secretário nacional para que o trabalho da organização se cinja na preparação dos jovens.

Novos membros

A JMPLA inscreveu ontem, no Cuito, 1.650 novos membros nas suas fileiras, durante uma campanha maciça testemunhada pelo secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova. Os jovens daqueles municípios deslocaram-se à capital da província para se inscreverem na organização juvenil.
Os jovens foram sensibilizados pelo secretário nacional da organização a procurarem promover junto das suas comunidades valores patrióticos e amor à pátria. Sérgio Luther Rescova alertou os jovens para evitarem tendências que visam promover a discórdia no seio das populações. “Como jovens, não podemos permitir que outras pessoas promovam a violência.
Desde a conquista da paz, conseguimos construir novas escolas, hospitais, estradas e reconhecemos que muito ainda temos de fazer e isto só será possível se trabalharmos juntos e se estivermos firmes e vigilantes”, disse. O Fórum de Jovens Empreendedores, que se realizou sexta-feira no Cuito, dotou os jovens da província do Bié de ferramentas para desenvolverem iniciativas empresariais locais.
O secretário nacional da JMPLA, Sérgio Luther Rescova, que discursava durante o 11º Fórum de Jovens Empreendedores sob o lema “Juventude empreendedora, desenvolvimento garantido”, reconheceu que os jovens da província do Bié têm promovido iniciativas nas comunidades locais que contribuem para gerar mais emprego.
Inicialmente criado como um espaço de diálogo e debates sobre assuntos que dizem respeito aos jovens, o fórumjuvenil tem permitido a partilha de experiência e conhecimentos sobre o empreendedorismo nos jovens.
Sérgio Luther considera que o diálogo entre os jovens empreendedores é fundamental. Falando para uma plateia de jovens empreendedores do Bié, Sérgio Luther Rescova apelou para uma atitude correcta e coerente dos jovens empreendedores.
O membro do secretariado executivo do comité provincial do MPLA no Bié, António dos Santos Felipe, lembrou que os jovens devem desenvolver capacidade técnica e científica em todas as áreas de actividade humana, criar valores e promover acções para competir em vários sectores da vida económica, social e cultural.
Disse que a juventude do Bié está disponívelpara contribuir nos esforços de desenvolvimento.

Cristina da Silva | Cuito

Fonte: Jornal de Angola

Fotografia: Augusto Santos

DEIXE UMA RESPOSTA