Publicado em: Qua, Ago 31st, 2011

Bispo D. Hisilenapo ordenado no Cunene

O novo bispo da Diocese do Namibe, D. Dionísio Hisilenapo, nomeado pelo Papa Bento XVI em Julho último, vai ser ordenado no domingo, em Ondjiva.
Segundo o programa da Diocese de Ondjiva para a ordenação episcopal, estão criadas 12 comissões de trabalho, com realce para as de logística, liturgia, atendimento às populações, transportes e segurança. Coordenada pelo vigário geral, o padre Emanuel Belchior Valipo, o programa inclui ainda a realização de ensaios dos grupos corais, das paróquias de Cuanhama, Namacunde, Ombadja e Cahama, limpeza, embelezamento e construção do altar no local onde vai decorrer a cerimónia.
Vão estar presentes 30 bispos das dioceses de todo o país, com destaque para o núncio apostólico em Angola, além de membros do Executivo e representantes de diferentes igrejas.
As equipas de trabalho são coordenadas pelo vigário da diocese de Ondjiva, o reverendo Emanuel Belchior e integram os três vice-governadores, administradores dos seis municípios, directores de serviços, padres e catequistas.
A comissão organizadora já realizou encontros para constatar o grau do cumprimento das acções até agora efectuadas e as obras do local onde vai decorrer a ordenação episcopal.
Belchior Valipo afirmou que está tudo a postos para a cerimónia e louvou o empenho das comissões e entidades envolvidas na organização do processo.
A ter lugar no recinto do bispado, o reverendo disse que a cerimónia de ordenação do bispo do Namibe vai contar também com um grande número de fiéis vindos das províncias vizinhas da Huíla e do Namibe. O sacerdote reconheceu a existência de uma boa colaboração entre a Igreja e o Governo Provincial do Cunene na preparação do acontecimento, “o que permite afirmar que existem boas relações entre as duas instituições”.

Graças à presença de membros do Governo Provincial e de empresários locais nas comissões de trabalho, foi possível a criação das condições técnicas para a realização da actividade.
O programa da ordenação vai ser antecedido de visitas a locais históricos, como o memorial ao Rei Mamdume Ndemufayo e a SantaClara por parte dos bispos participantes e das autoridades governamentais.
O novo bispo do Namibe nasceu em Pumbo, comuna da Mongua, município do Cuanhama, a 6 de Outubro de 1966.
Foi ordenado sacerdote na Missão Católica de Homupanda, na Diocese de Ondjiva, no dia 6 de Dezembro de 1998. Posteriormente seguiu para a Roma, onde aprofundou os estudos das Sagradas Escrituras, na Pontifícia Universidade Gregoriana, tendo obtido com sucesso o grau de licenciado.
Antes de ser nomeado bispo, o sacerdote trabalhava na Conferencia Episcopal de Angola e São Tomé (SEAST), em Luanda, onde desempenhou várias funções.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

XHTML: Pode usar estas tags de html: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

mirc indir mirc yukle - escort - mirc indir - sohbet -
Crónicas


Arquivo

Outubro 2014
S T Q Q S S D
« Set    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  
Portal de Angola - Todos os direitos Reservados

Bispo D. Hisilenapo ordenado no Cunene