Vice-ministro para protecção civil e bombeiros orienta instalação de unidade de médio escalão

Soyo – O vice-ministro do Interior para protecção civil e bombeiros, Eugénio Laborinho, orientou nesta quarta-feira, no município do Soyo, província do Zaire, a instalação de um quartel de médio escalão, no sentido de apoiar os serviços de combate a incêndios dentro da base do projecto “Angola LNG”.

Falando com os responsáveis do projecto num encontro de trabalho, no quadro da sua visita de trabalho à região, Eugénio Laborinho disse ser necessário uma acção rápida de aquisição dos meios técnicos que passam por viaturas de combate a incêndios e meios de resgate e salvamento.

“É intenção do Executivo criar melhores condições de segurança ao nível do projecto, continuando a trabalhar nas normas e procedimentos na sensibilização e educação de todo pessoal interno e externo”, informou.

Não indicando prazos do fim da obra, o responsável solicitou o apoio do organismo operador, recordando que ao nível do processo de segurança contra incêndios o que cabe ao Governo central, provincial e administração local deve ser feito para que o projecto seja um sucesso.

Explicou que contactos têm sido frequentes entre o ministério e a direcção do projecto “Angola LNG”, no sentido de haver condições criadas para se instalar na fábrica um núcleo de apoio, enquanto se trabalha para a implementação do quartel.

Aconselhou maior atenção e prontidão para acompanhar esta fase da fábrica que envolve a exploração do gás natural, realçando a importância das unidades contra incêndios.

“Projectos desta natureza obrigam rigor e crítica em termos de segurança, o que implica haver encontros permanentes entre a empresa e os técnicos dos serviços de protecção e bombeiros para reforço e renovação de estratégias que visam maior segurança contra incêndios, buscas e salvamento, segundo as normas e regulamentos do país”, concluiu.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA