Ler Agora:
Técnicos de saúde capacitados em diagnóstico de malária no Cubal
Artigo completo 2 minutos de leitura

Técnicos de saúde capacitados em diagnóstico de malária no Cubal

Cubal – Quarenta técnicos dos centros de saúde dos municípios de Caimbambo, Cubal, Chongoroi e da Ganda, a sul da cidade de Benguela, concluíram no fim-de-semana uma acção formativa com o tema “Diagnóstico preferencial da malária”, promovida pela CRS em parceria com o Ministério da Saúde.

Durante a formação, que durou cinco dias, os participantes refrescaram conhecimentos em questões relacionadas com a “malária”, “amigdalite”, “gripe” e “hepatite infecciosa”, de modo a melhorar a prestação dos serviços nas unidades sanitárias.

Em declarações à Angop, o oficial do Programa de Prevenção da Malária em Benguela, Edgar Bucassa, sublinhou que a formação, financiada pela Agência Americana para o Desenvolvimento (USAID), visou dotar os técnicos de conhecimentos sobre outras doenças que devem ser investigadas, diagnosticadas e tratadas no seio da população.

Segundo o responsável, a formação permitiu avaliar e debater as dúvidas dos técnicos acerca dos sintomas de determinadas doenças, que muitas vezes levava a administração de maneira errónea de anti-palúdicos aos pacientes.

Ressaltou que nessa época de Inverno são frequentes os casos de gripes, cujos sintomas assemelham-se aos da malária, razão pela qual é necessário um bom diagnóstico para que o paciente não tome medicamentos anti-palúdicos em vez de outros de que necessita.

Reconhece, por esta razão, que o encontro foi importante para mudar a atitude dos técnicos dos centros de saúde daqueles municípios e melhorar a sua assistência aos doentes.

Fonte: Angop

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »