Registados mais de 50 casos de violência doméstica no 1º trimestre

Caxito – Cinquenta e nove casos de violência doméstica foram notificados no primeiro trimestre do corrente ano pela Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher, representando uma diminuição de sete casos comparativamente a igual período do ano transacto.

Segundo a directora da Família e Promoção da Mulher no Bengo, Joana Pinto, na base desta redução de casos de violência doméstica estão as acções de sensibilização sobre temas ligados à família que a instituição está a desenvolver nas comunidades.

Dos casos notificados se destacam as ofensas corporais, fuga à paternidade, incumprimento de mesada e abandono do lar, desabrigo, chantagem, reconciliação de casais e separações.

A responsável revela que a falta de condições sociais e económicas têm provocado muitos conflitos nas famílias, tendo apelando as pessoas a terem o hábito de apresentar queixas quando são violentadas, procurando assim os centros de aconselhamentos de MIFAMU, no sentido de solucionar os seus problemas.

Em 2010, a Direcção Provincial da Família e Promoção da Mulher no Bengo registou 211 casos, contra os 429 verificados em 2009. Destes, 36 foram denunciados por homens e 135 por mulheres, sendo os municípios com maior registo de casos são Icolo e Bengo, Dembos e Dande.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA