População da Chipeta necessita de instituto médio

Kuito – A população da comuna da Chipeta, a 25 quilómetros a leste da cidade do Kuito, província do Bié, necessita de um instituto médio de educação, com vista a facilitar a formação da juventude.

A informação foi avançada hoje à Angop pela administradora comunal da Chipeta, Rosalina Fragoso, tendo sublinhando que a população, especialmente os jovens, necessitam de instituto médio de educação para dar sequência à sua formação académica.

Rosalina Fragoso precisou que tem sido bastante difícil para os jovens que querem dar continuidade aos estudos, pois são obrigados a deslocar-se para os municípios de Katabola ou do Kuito, acrescentando que muitos chegam a desistir por não terem famílias nestas localidades.

Para minimizar a situação, Rosalina Fragoso afirmou que as autoridades administrativas da comuna prevêem a construção de uma escola com material rudimentar (adobe e chapa de zinco) ainda para o segundo semestre deste ano.

Pediu, de igual modo, às entidades competentes no sentido de intervirem na construção de uma escola para colmatar as dificuldades que as populações enfrentam, especialmente os jovens da circunscrição.

Rosalina Fragoso acrescentou, por outro lado, que no presente ano lectivo o sector da Educação na comuna da Chipeta matriculou quatro mil e 700 alunos.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA