Partido da Justiça e Desenvolvimento vence eleições legislativas

Ancara – O Partido da Justiça e do Desenvolvimento, de matriz islamita moderado que governa a Turquia, obteve domingo uma vitória esmagadora nas eleições legislativas e poderá formar governo sozinho pela terceira vez consecutiva, segundo projecções das emissoras de televisões d país.

Após uma contagem de 99 porcento dos votos, o Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, no poder desde 2002, obteve 50% dos votos, segundo as emissoras de televisão.

O partido poderá formar governo sozinho, já que tem uma cómoda maioria absoluta no Parlamento, com 326 dos 550 deputados.

“Hoje, mais uma vez, ganhou a democracia e a vontade nacional”, salientou Recep Erdogan, acompanhado de sua mulher Emine, a partir da varanda da sede do partido em Ancara, dirigindo-se a milhares de simpatizantes.

Erdogan, ex-militante islamita, completou que com a vitória do AKP “Gaza, Palestina e Jerusalém também ganharam”, dando uma nova demonstração de simpatia ao mundo muçulmano e em particular à causa palestina.

O principal opositor político do AKP, o Partido Popular Republicano conta com 25,9 porcento dos votos enquanto que o Partido Acção Nacionalista (MHP), terceiro, garantiu 13 porcento das escolhas dos eleitores.

Mais de 50 milhões de eleitores, de uma população de 73 milhões, foram convocados para a renovação do Parlamento. O voto é obrigatório na Turquia, sob pena de multa.

Font: Ango

DEIXE UMA RESPOSTA