Paralisado trabalho de remoção do avião de guerra em Ondjiva

Ondjiva – Os trabalhos para a remoção do avião de guerra encontrado no recinto da escola primaria de Okapacopaco, cidade de Ondjiva, Cunene, estão paralisados aguardando pela chegada de técnicos especialistas da Frente Sul afectos à Brigada de Desminagem das Forças Armadas Angolanas.

De acordo com o director da instituição escolar, Eduardo Shahuapala, neste momento os trabalhos de escavação estão concluídos, faltando apenas a remoção do aparelho, que se apresenta estar muitos anos enterrado.

Acrescentou que depois da remoção do objecto vai se fazer uma vistoria a nível do recinto escolar para se apurar se existem alguns tipos de engenho explosivos para não pôr em risco a vida dos alunos e das pessoas que residem nos arredores.

Entretanto, salientou que as aulas continuam paralisadas, aguardando pela conclusão do processo que já dura duas semanas, pois que a situação continua a ser um risco.”Enquanto não chegarem os técnicos especialistas da Frente Sul, a direcção da escola não permite que os alunos estudem, tendo em conta que é um grande risco e é necessário que se faça uma revisão pormenorizada a nível do recinto escolar”, explicou.

O aparelho foi descoberto dia 28 de Maio quando um grupo de trabalhadores da escola abria um buraco para enterrar o lixo, onde foi já removido um míssil de fabrico sul-africano.

A instituição construída em 1997, no âmbito do programa do Fundo de Apoio Social, alberga mil e 235 alunos da iniciação a 6ºclasse.

Fonte:angop

DEIXE UMA RESPOSTA