Os benefícios da abóbora

A abóbora pertence ao grupo das hortaliças, que é composto pelas verduras e legumes. Na sua composição nutricional há hidratos de carbono, proteínas, pouquíssima gordura, cálcio, sódio, potássio, fósforo, ferro, magnésio, vitamina A, C, E e outras vitaminas. A abóbora tem bastante água e fibras. A abóbora moranga, conhecida também como jerimum, é rica em vitamina A, que devido à sua pigmentação, possui uma substância funcional que é um poderoso antioxidante (combate os radicais livres), colabora na prevenção de doenças cardiovasculares e outros benefícios.
Por conter todas essas propriedades, o consumo de abóbora está associado à redução no risco de certos tipos de cancro, doenças do coração, derrames e problemas na visão. Não existe uma quantidade indicada, é importante que o consumo seja regular e que faça parte do seu cardápio diário.
A indicação do grupo das hortaliças por dia é de três a quatro porções. Uma porção de abóbora cozida equivale aproximadamente a 50 gramas (1 ½ colher de sopa).
Essa quantidade tem cerca de 20kcal, mas como qualquer alimento, a moderação é importante. Para quem quer emagrecer é uma boa sugestão, pois geralmente provoca uma sensação de saciedade maior em relação às demais verduras e legumes.  Na hora da compra, a casca deve estar firme, lisa, sem rachaduras e não ter manchas. Se comprar em pedaços, escolha os que têm um aspecto fresco. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura deixe na geleira. Pode consumir cozida, assada, refogada. As sementes da abóbora podem ser torradas, é só lavar bem as sementes, secar num pano limpo ou papel absorvente, temperar com sal e levar ao forno quente durante 40 minutos. Mexa de vez em quando para que fiquem torradas por igual.
A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada, o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção e tratamento da prisão de ventre. Incluir na sua dieta.

 

 

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA