Ler Agora:
Mpambukidi expõe na Chela
Artigo completo 2 minutos de leitura

Mpambukidi expõe na Chela

O escultor angolano Mpambukidi Nlunfidi vai expor 30 obras de escultura no hotel Serra da Chela, na província da Huíla, a partir de segunda-feira, a convite da Assembleia Nacional.
A exposição, que fica patente até o dia 12, é realizada em alusão à sessão plenária do Fórum Parlamentar da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), que começa hoje e termina sexta-feira, dia 10.
Mpambukidi Nlunfidi explicou ao Jornal de Angola que as peças que vai expor representam diferentes regiões de Angola, principalmente usos e costumes dos grupos étnicos da província da Huíla.
O escultor revelou que é uma honra participar numa exposição com obras que espelham a cultura angolana para ser apreciada por parlamentares dos países que fazem parte da SADC.
O escultor já realizou várias exposições individuais no país e no estrangeiro com destaque para o Estados Unidos da América, França, África do Sul, Gabão, Botsuana, Namíbia e Congo Brazzavville.
Mpambukidi Nlunfidi nasceu a 31 de Dezembro 1957, no município de Maquela do Zombo, na província do Uíge. A sua última exposição individual foi realizada há cinco anos. Membro da União Nacional dos Artistas Plásticos (UNAP) e dos Artistas Plásticos de Paris (França), Mpambukidi Nlunfidi venceu em 1994, no Congo Brazzaville, o Prémio União Europeia, na quinta bienal do Centro Internacional de Civilização Bantu (Ciciba).
Para além, de ser premiado no Congo Brazzaville, o escultor conquistou igualmente o prémio de melhor escultor nos Estados Unidos da América e na França.

Este ano Mpambukidi Nlunfidi já participou em duas exposições colectivas: a exposição que celebrou os 435 anos da cidade de Luanda, com a peça “Quem não tem Cão caça com o Gato” e na exposição denominada “Angola, a Mulher e a Paz”, realizada em alusão ao Março Mulher e ao nono aniversário da Paz, que se comemora no dia 4 de Abril.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »