Ministra anuncia construção de central eléctrica em Ondjiva

Ondjiva – A ministra de Energia e Água, Emanuela Viera Lopes, anunciou hoje, sexta-feira, em Ondjiva, província do Cunene, a construção, ainda este ano, de uma central eléctrica com quatro grupos geradores, com capacidade de oito megawatts.

A governante, que falava durante um encontro com membros do executivo local, disse que a central, cujos trabalhos iniciam em Agosto próximo, vai servir de alternativa quando estiver desligada a actual linha oriunda da República da Namíbia.

Para além da proposta de se aumentar os oitos megawatts, Emanuela vieira Lopes disse haver a necessidade de se fazer um estudo de acordo com os projectos em curso na província, bem como terminar várias negociações com o Ministério da Energia da Namíbia para o aumento da capacidade da energia eléctrica ao Cunene.

Emanuela Viera Lopes disse haver também a necessidade da padronização de implementação dos projectos do executivo local, dentro das normas actuais existente no Ministério de Energia e Água, principalmente na aquisição de meios.

Quanto ao projecto de abastecimento de água as populações, afirmou ser necessário se trabalhar em coordenação com o Ministério das Finanças para se verificar as acções de financiamento, prazos, da formação do pessoal e outros aspectos técnicos para a conclusão do projecto de capacitação, tratamento e distribuição de água a cidade de Ondjiva, a partir do rio Cunene.

Segundo a ministra, das acções em curso verificadas no terreno permitiram ter uma melhor ideia sobre o estado de execução destes projectos, dai que se vai levar as estanciais afins para auscultar o cronograma das acções a realizar.

Emanuela viera Lopes, que se encontra desde quinta-feira em visita de trabalho na província do Cunene, inteirou-se da execução das obras de implantação da nova conduta de água na localidade de Ondeia a partir de Oipembe e Chana de Carico, a nova linha de transportação de energia que vai abastecer a cidade de Santa-Clara, Namacunde e Ondjiva, a partir da subestação de Onuno, República da Namíbia, o bairro da juventude.

Fonte:angop

DEIXE UMA RESPOSTA