M’banza Kongo contará com uma central eléctrica de 10 megawatts

M’banza Kongo – Uma central eléctrica de 10 megawatts vai ser instalada nas próximas três semanas na cidade de M’banza Kongo, província do Zaire, para aumentar a capacidade de produção de energia eléctrica fornecida a localidade.

Esta informação foi prestada à Angop pelo chefe de departamento de engenharia e distribuição da empresa nacional de electricidade (ENE), José Brás.

O responsável avançou que está em vista a montagem de dois grupos geradores de 10 megawatts, que vão substituir a actual capacidade de produção de apenas 6,6 kilowatts instalada na central ” Kianganga”.

A fonte disse que a empreitada para a montagem dos motores foi já adjudicada a uma empresa, cujo nome não revelou.

Informou ainda ter sido recentemente lançado um concurso público para a reabilitação e expansão da rede eléctrica de baixa e média tensão da cidade de M’banza Kongo, cujo programa prevê a construção de duas linhas de distribuição de energia eléctrica nas zonas urbana e periurbana e uma subestação central que vai interligar o antigo e o novo sistema.

A intenção, de acordo com a fonte, é elevar a potência de 6,6 kilowatts fornecida actualmente para 15 kilowatts.

O projecto, que terá duração de 18 meses, contempla ainda a montagem de 76 postos de transformação de energia eléctrica (Pts), 27 dos quais aéreos, bem como a melhoria da rede pública de iluminação.

Explicou que os projectos a serem executados enquadram-se nos programas de investimentos públicos do executivo central, referentes ao período de 2010/2011.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA