Lucala – Duzentas e 40 árvores de várias espécies foram plantadas de Janeiro a Abril do ano em curso, no município do Lucala, província do Kwanza Norte, no quadro de um projecto da administração local destinado ao alargamento das zonas verdes e repovoamento florestal da vila municipal e arredores.

Ambaca – Noventa e oito professores do município de Ambaca, província do Kwanza Norte, participaram, durante seis dias, num seminário de formação em matéria de implementação do ensino especial.

A acção formativa promovida pela Direcção Provincial da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia e ministrada por prelectores locais abarcou a abordagem de matérias relacionadas com as metodologias de ensino e aprendizagem para os alunos com necessidades educativas especiais, técnicas de linguagem gestual e o domínio do alfabeto braille.

Na acção formativa subdividida em duas disciplinas, nomeadamente língua portuguesa e educação musical, os professores foram ainda capacitados sobre as técnicas da linguagem gestual, os dias da semana, trabalho com alunos com deficiência visual e os métodos de aplicação do sinais de pontuação no âmbito do ensino especial.

Já a disciplina de educação musical abarcou a abordagem de temas relacionados com as propriedades da música, a pauta e notas musicais.

No final da acção formativa, os professores manifestaram-se melhores preparados para responderem aos desafios do ensino e aprendizagem dos alunos com necessidade educativas especiais, muitas vezes excluídos dos sistema de ensino, fruto do desconhecimento das técnicas de aprendizagem por parte dos docentes.

Manifestaram-se ainda preocupados perante a falta de meios técnicos para a implementação do ensino especial na região.

Fonte:angop

DEIXE UMA RESPOSTA