Iera capacita líderes comunitários sobre Vih/Sida na Barra do Dande

Luanda – O Núcleo Semeando Esperança da Igreja Evangélica Reformada de Angola (IERA) capacitou, durante o fim-de-semana, líderes comunitários sobre Vih/Sida e drogas, na comuna da barra do Dande, província do Bengo.

A acção formativa, que contou com a parceria da administração comunal e apoio do Secretariado Provincial da Organização da Mulher Aangolana (OMA), visou desenvolver campanhas de sensibilização junto das comunidades.

Durante a formação, que durou três dias, os coordenadores e secretários das comissões de moradores de nove povoações apreenderam noções sobre a história de Vih e Sida, formas de transmissão, prevenção, situação epidemiológica do Vih e Sida em Angola, a juventude face a pandemia, drogas e suas consequências e o papel do activista.

Segundo Pedro Quinanga, coordenador do Semeando Esperança e formador, informou hoje à Angop terem sido capacitados 24 líderes comunitários que poderão desenvolver campanhas de sensibilização junto das comunidades.

“A igreja também está preocupada com os problemas de que afectam a sociedade, o Vih e Sida é uma das preocupações, pelo que, vimos a necessidade de dar a nossa contribuição”, referiu.

O secretariado provincial da OMA acompanhou a formação através da Ginga Afonso, que aconselhou os formandos sobre a missão de cada um na luta contra o Vih/Sida. A OMA levou consigo a sua clínica móvel que permitiu grande parte da população efectuarem, pela primeira vez, a testagem voluntária.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA