Filme “Viagem a Cabo Verde” ganhou prémio em Cracóvia

O filme de animação “Viagem a Cabo Verde”, de José Miguel Ribeiro, foi eleito o melhor documentário em curta-metragem no Festival de Cinema de Cracóvia, na Polónia, que terminou domingo.
O filme recebeu ainda o prémio D. Quixote, atribuído pela Federação Internacional das Associações de Cinema.
“Viagem a Cabo Verde”, que integrava a competição internacional de curtas-metragens, recebeu o Dragão de Prata para o melhor documentário nesta categoria.
Neste filme, José Miguel Ribeiro, o premiado realizador de “A suspeita”, relata na primeira pessoa, em 17 minutos, uma viagem de dois meses a Cabo Verde, recorrendo a desenhos animados e aos cadernos de esboços e desenhos que fez nessa altura.
Para o júri do festival polaco, “nenhum outro documentário na competição de curtas-metragens foi tão evocativo sobre a viagem de um realizador”. Licenciado em artes plásticas, na especialidade de pintura, pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, esteve, recentemente, na capital angolana, pela segunda vez, onde dirigiu o II “workshop” de cinema de animação, organizado pelo Instituto Camões – Centro Cultural Português.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA