Faz Anos esta semana

Gilberto Passos Gil Moreira, compositor e cantor baiano, nasceu a 26 de Junho de 1942, em Salvador, passa a infância em Ituaçu, no interior da Baía. No início dos anos 60 já compunha, enquanto cursava administração na Universidade da Baía. Em 1962 gravou pela primeira vez “Bem Devagar”, com um conjunto vocal. Em 1965, casa-se com Belina e muda-se para São Paulo, onde tem um emprego na Gessy Lever. Participa no espectáculo teatral Arena Canta Baía, de Augusto Boal.
Em 1966, na televisão, destaca-se no programa O Fino da Bossa, apresentado pela cantora Elis Regina, que consagra a sua Louvação. Grava o primeiro LP em 1967, ano em que ganha projecção nacional no III Festival da MPB da TV Record (SP) com a musica “Domingo no Parque”. A música de Gilberto Gil tem elementos do tropicalismo, movimento que lidera com Caetano Veloso. Separa-se de Belina e passa a viver com a cantora Nana Caymmi.
Em 1969 é preso pela ditadura militar e, acompanhado de Caetano Veloso, exila-se em Londres. Volta em 1972, ano do LP “Expresso 2222”. Três anos depois lança “Refazenda”.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA