Faltam manuais de português em escola na comuna do Úcua

A falta de manuais de língua portuguesa para os alunos da escola 345, na comuna do Úcua, município do Dande, província do Bengo, está a dificultar o processo de ensino e aprendizagem, revelou ontem o director da referida instituição escolar.
Simão Zambeze afirmou que dos 420 alunos matriculados, no presente ano lectivo, apenas 219 beneficiaram dos manuais da iniciação à sexta classe de ensino.
O director lamentou o facto de a sua instituição ter recebido maioritariamente livros sobre o Estudo do Meio e Educação Musical, da 3ª e 4ª classes, e de Geografia e Educação Manual Plástica da 5ª e 6ª classes, respectivamente.
Entre as dificuldades, Simão Zambeze adiantou que a escola necessita de mais cinco professores de iniciação, dois empregados de limpeza, pessoal para a protecção física e 45 carteiras para acomodar os alunos.
Apesar das dificuldades com que se debate a escola, no decurso do primeiro trimestre do ano lectivo de 2011, o balanço provisório é

considerado satisfatório, graças ao empenho dos docentes e dos próprios discentes.
Com oito salas de aulas, a comuna do Úcua dista 61 quilómetros da cidade de Caxito.
Possui uma população estimada em mais de cinco mil habitantes, que, na sua maioria, se dedica à agricultura de subsistência, caça e comércio.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA