Ex-militares aprimoram conhecimentos no Luena

Luena – Duzentos e um desmobilizados dos Acordos de Bicesse (Portugal) e Lusaka (Zâmbia) participam desde hoje, no Luena, província do Moxico, num seminário de capacitação metodológico técnico-profissional.
Durante dois meses de reciclagem profissional, numa co-promoção entre os Institutos de Reintegração Social dos Ex-Militares (IRSEM) e de Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), os participantes vão aprimorar conhecimentos sobre a alvenaria (pedreiro), mecânica, alfaiataria, carpintaria, electricidade e serralharia.
O chefe dos Serviços provinciais do IRSEM, Fernando Morais Pembe, explicou que após a formação os desmobilizados irão receber kits profissionais nas especialidades acima referidas.
A vice-governadora provincial do Moxico para área Política e Social, Adriana Sofia Cacuassa Bento, considerou a acção formativa importante por corresponder com os programas do Executivo Angolano, que visam a formação técnica profissional dos cidadãos angolanos, face os desafios do país.
Para a responsável, acções de género devem ser constantes para dotar os beneficiados de ferramentas essenciais que lhes possa conciliar a teoria com a prática, para melhor inserção nas actividades socialmente úteis.
Aos formandos aconselhou dedicação as aulas para terminarem com bom aproveitamento que lhes garanta encontrar o primeiro emprego quer em instituições estatais como privadas.

Font: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA