Ler Agora:
Estudantes querem bolsas para evitar viagens diárias
Artigo completo 2 minutos de leitura

Estudantes querem bolsas para evitar viagens diárias

Os estudantes universitários da província do Namibe que estudam no Instituto Superior de Ciências da Educação (ISCED) do Lubango, na Huíla, alertaram ontem para a necessidade de serem atribuídas bolsas locais.
Segundo os estudantes, essa medida evitará que os estudantes, que também são funcionários públicos, estejam sujeitos às longas viagens de uma província para outra, durante o dia, correndo vários riscos.
Os universitários alegam que a situação tem sido muito difícil, uma vez que as estradas, principalmente à noite, representam um grande perigo para os automobilistas, que percorrem diariamente cerca de 360 quilómetros, isto é, do Namibe ao Lubango e vice-versa. A prová-lo, referem as inúmeras mortes de quadros da província que têm sido registadas ao longo do referido trajecto.
A trabalharem das 8h00 às 14h00, nas respectivas empresas, partem depois para o Lubango, onde frequentam as aulas entre as 18h00 e as 23h00, regressando ao Namibe apenas no dia seguinte, para se apresentarem nos seus postos de trabalho. Isto, dizem, faz com que durmam, em média, apenas três horas diariamente.
“Já existem trabalhadores à espera das defesas de monografias, mas há outros tantos no segundo e terceiro anos, que podiam beneficiar de bolsas do governo para facilitar a sua formação, em prol do desenvolvimento da província”, afirma.
Na visão dos estudantes-trabalhadores, as bolsas devem assentar na manutenção dos seus salários, propinas pagas pelo governo da província, de modo a permitir que fixem temporariamente residência no Lubango, até à conclusão da licenciatura.
A província do Namibe abriu, este ano, o 1º ano do núcleo da Universidade Mandume ya Ndemufayo, numa altura em que vários trabalhadores locais frequentam o segundo, terceiro e quarto anos, no ISCED da vizinha província da Huíla.

 

 

 

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »