Ler Agora:
CS da ONU aprova envio de militares para Abyei
Artigo completo 2 minutos de leitura

CS da ONU aprova envio de militares para Abyei

O Conselho de Segurança das Nações Unidas aprovou ontem por unanimidade o envio de até 4.200 militares e 50 polícias etíopes para Abyei, Sudão.
A resolução aprovada em Nova Iorque cria a Força Interina de Segurança para Abyei (UNISFA), com um mandato de seis meses.
O comandante-chefe das Forças Armadas Etíopes, Samora Yenus, tinha declarado no sábado que as suas forças estavam apenas à espera da aprovação oficial pelo Conselho de Segurança, para garantirem o controlo pacífico da região.
Os dirigentes do Norte e do Sul do Sudão assinaram um acordo, no início da semana passada, sobre a desmilitarização completa de Abyei, depois de uma semana de negociações sob os auspícios da União Africana na capital etíope, Addis Abeba. “O nosso Exército tem uma grande experiência em missões de manutenção da paz em África e as partes sudanesas têm confiança nele”, declarou na altura Samora Yenus à televisão nacional.
Este desdobramento das tropas etíopes entra no quadro do acordo assinado entre Cartum e Juba há uma semana, segundo o qual os exércitos das duas partes sudanesas devem retirar-se da região em disputa antes da chegada das tropas etíopes.
Esta será a quarta missão de manutenção da paz em grande escala nos últimos 15 anos sob a bandeira das Nações Unidas.
As forças etíopes foram implantadas no Ruanda, no Burundi e na Libéria

 

 

 

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »