Consultora internacional da Unicef avalia qualidade de ensino no município de Cacolo

Saurimo – A consultora do instituto internacional da educação da Unicef, Juliana Condo Benfica, está a trabalhar desde quarta-feira no município de Cacolo, 141 quilómetros de Saurimo, para avaliar o grau de execução do plano nacional da educação naquela circunscrição.

Dentro do programa de visita, a consultora reuniu-se já com os responsáveis da educação e com os pais e encarregados de educação daquela circunscrição, com os quais abordou, dentre vários pontos, a expansão e melhoria da protecção da criança, a educação na primeira infância, ensino primário gratuito e boa qualidade para todas as crianças.

Também foram analisadas as necessidades de aprendizagem de todos os jovens e adultos e preparação para a vida activa e o aumento em 50 porcento até 2020, do número de adultos alfabetizados em particular mulheres.

No decorrer dos encontros foram ainda abordadas questões relacionadas com a eliminação das disparidades do género no ensino primário e secundário de 2005 até 2015, alcançar a igualdade entre os sexos na educação e melhorar todos aspectos qualitativos da educação com resultados de aprendizagem reconhecidos, fizeram também parte dos pontos da agenda da reunião.

No fim do encontro a consultora garantiu transportar para as estâncias competentes todas preocupações apresentadas pelos docentes, pais e encarregados, com vista a serem encontradas soluções.

Fonte:angop

DEIXE UMA RESPOSTA