Conferência recomenda nova dinâmica na cooperação da CPLP

Benguela – Os ministros da Juventude e dos Desporto da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), reunidos sexta-feira, na cidade de Benguela, reafirmaram o compromisso em prosseguir com o programa multilateral de cooperação por intermédio de novos projectos nas respectivas áreas.

De acordo com a Declaração da IV Reunião da Conferência de Ministros da Juventude e Desporto da CPLP, os participantes reconhecem a necessidade de imprimir uma nova dinâmica à organização, por meio da execução de projectos voltados ao reforço da cooperação multilateral e ao impulsionamento de acções de interesse comum.

Entre as decisões mais importantes está a Resolução que atribui à organização dos VIII Jogos Desportivos da CPLP a Portugal, em 2012, que conta com modalidades de andebol, atletismo, basquetebol, futebol, ténis e voleibol de praia, em ambos os sexos.

O encontro agradece o empenho e a disponibilidade da República Portuguesa para organizar os VIII Jogos Desportivos da CPLP em 2012, assim como da República Federativa do Brasil para acolher a realização da III Mostra de Jovens Criadores da CPLP em 2013.

No documento, os conferencistas reconhecem o trabalho exímio do Executivo angolano na preparação da II Mostra de Jovens Criadores da CPLP em Luanda e da IV Reunião da Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto em Benguela.

Durante o encontro, os ministros tomaram conhecimento da apresentação do plano de “Estratégia da CPLP para a Juventude”, feita pelos representantes do Fórum da Juventude da CPLP e que será objecto de posterior aprovação.

Os ministros participantes na IV Reunião da Conferência decidiram aprovar o esquema de rotatividade para a organização das Mostras de Jovens Criadores da CPLP e dos Jogos Desportivos da CPLP, apresentado pelo Secretariado Executivo, e manifestam o apoio à organização dos Jogos Desportivos da CPLP por São Tomé e Príncipe em 2014.

Os ministros aprovam também a proposta de Portal da Juventude e do Desporto da CPLP e mandatam o Secretariado Executivo para contactar a Portugal Telecom, tendo em vista a efectivação de uma parceria para a sua construção, além de terem acolhido a proposta angolana para o início da elaboração da Carta da Juventude da CPLP, em colaboração com o Fórum da Juventude da CPLP.

A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP foi criada em 30 de Junho de 2007, em Cabo Verde, com a assinatura do Acordo de Cooperação no domínio da Juventude e do Desporto entre Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, a que aderiu Timor-Leste, aquando da primeira reunião da organização, no Rio de Janeiro, em 24 de Julho de 2008.

A referida conferência de Ministros é também um fórum de diálogo inter-governamental que possibilita, através das actividades ligadas à Juventude e ao Desporto, o reforço das relações de amizade e de cooperação entre os Estados-Membros da CPLP.

As cidades do Rio de Janeiro (Brasil), Lisboa (Portugal) e Maputo (Moçambique) organizaram as três primeiras edições.

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA