Centro de saúde da comuna do Lépi recebe mil balões de soro

Longonjo – O centro de saúde da comuna do Lépi, município do Longonjo, província do Huambo, recebeu segunda-feira mil balões de soro para fazer face a carência de fármacos que a instituição enfrenta, num gesto de um grupo empresarial local.
Foram entregues setecentos e cinquenta balões de soro cloreto de sódio e duzentos e cinquenta de glucose, soluções mais utilizadas no combate e tratamento da diarreia, febre e dores na barriga e manter níveis energéticos no organismo humano.
Na ocasião, Higino Correia, um dos doadores, disse que, apesar de ser algo insuficiente, vai minimizar a carência que o centro comunal de saúde e as suas dependências têm atravessado.
“Esta oferta não chega para nada, mas julgo que pela carência que os nossos centros e unidades sanitárias têm servirá para acudir determinados pacientes com capacidade financeira reduzida. Estas quantidades de soro vão resolver alguns problemas”, realçou.
O chefe do centro de saúde comunal, Valentim Leonardo, que agradeceu o gesto, adiantou que vai servir para atender pacientes com pouca capacidade financeira, sobretudo crianças.
Acrescentou que têm registado bastante falta deste tipo de soro. “Vamos aplicar a pacientes com capacidade financeira reduzida, sobretudo crianças”, reforçou.
A comuna do Lépi, com mais de quinze mil habitantes, possui um centro de saúde, três postos de saúde. As doenças diarreias e doenças respiratórias agudas e a malária são as patologias mais frequentes na localidade.

Font: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA