Ler Agora:
Carmo Neto quer reforço do intercâmbio com Cuba
Artigo completo 2 minutos de leitura

Carmo Neto quer reforço do intercâmbio com Cuba

O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos, Carmo Neto, disse, ontem, em Luanda, que é necessária uma maior cooperação no domínio da literatura entre Angola e Cuba.
Carmo Neto que falava durante a visita do vice-ministro da Cultura cubano, Rafael Bernal, à União dos Escritores Angolanos. O secretário-geral da União dos Escritores Angolanos disse que é necessário promover projectos para a publicação de textos literários angolanos em espanhol: “esperamos que os acordos culturais entre Angola e Cuba reforcem os laços”. Sublinhou igualmente a importância de desenvolver projectos de divulgação dos textos literários angolanos e cubanos com a vinda de escritores cubanos a Angola e a ida de escritores angolanos a Cuba. “Há a necessidade de aproximar mais os escritores dos dois países”. O vice-ministro da Cultura, Cornélio Caley, elogiou figuras presentes na plateia como os escritores Mendes de Carvalho, Maria Eugénia Neto e Emílio Guerra, na concretização do projecto da União dos Escritores Angolanos.
O vice-ministro da Cultura cubano, Rafael Bernal, disse que o encontro com os escritores angolanos e compositores serviu para transmitir as suas experiências e que os acordos assinados entre os países abrangem todas as artes.
A escritora e fundadora da União dos Escritores Angolano, Maria Eugénia Neto, defendeu a necessidade de serem criados mais espaços de leitura, particularmente em Luanda, que possam influenciar os jovens a pesquisarem obras literárias de escritores progressistas que marcaram épocas: “A literatura e a arte servem para mostrar à nova geração os caminhos a seguir”.
O vice-presidente da União Nacional dos Artistas e Compositores, Africano Kangombe, destacou a importância de reforçar o intercâmbio cultural nos sectores da música, dança e teatro.

Fonte: Jornal de Angola

Deixe um comentário

Seu endereço de email não será publicado. Os campos com são obrigatórios *

Input your search keywords and press Enter.
Translate »