Banco Sol lança crédito de campanha agrícola no Lubango

Lubango – Trezentos e cinquenta famílias camponesas da comuna do Hoque, na província Huíla, beneficiam, terça-feira, de inputs agrícolas, no âmbito do programa Crédito Agrícola de Campanha.

O crédito, concedido pelo Banco Sol, está avaliado em um milhão de dólares norte-americanos, que serviram para adquirir material de apoio à produção, como charruas e peças sobressalentes, catanas, enxadas, machados, limas, sementes e fertilizantes, devendo ser reembolsado em dez meses.

Em entrevista à Angop, nesta urbe, a coordenadora regional do Banco Sol, Maria Amélia Casimiro, afirmou que a intenção é atribuir créditos aos camponeses no sentido de melhorar e impulsionar a produção nacional.

A coordenadora informou que o Crédito Agrícola de Campanha foi já lançado nos municípios da Chibia, Cacula, Jamba e Matala, onde mais de duas mil famílias camponesas beneficiaram já de inputs agrícolas.

Acrescentou que o Banco Sol realiza, terça-feira, no município da Matala, uma actividade de monitorização e avaliação dos projectos que estão a ser implementados pelos beneficiários locais.

O Crédito Agrícola de Campanha prevê a atribuição de um valor em kwanzas equivalente a cinco mil dólares norte-americanos para cada camponês, um projecto do Governo Central. O valor global do financiamento é de 150 milhões de dólares, visando impulsionar a produção nacional.

Além do Banco Sol, o programa está a ser desenvolvido pelos bancos BPC e BAI.

 

 

 

Fonte: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA