Bairro da Mapunda tem nova escola

As crianças residentes no bairro da Mapunda, arredores da cidade do Lubango, estão entusiasmadas com a abertura oficial da nova escola do I e II ciclo de ensino.
Os pais e alunos consideram a escola “uma dádiva” porque a partir de agora os alunos evitam percorrer longas distâncias para frequentarem as aulas noutros estabelecimentos da cidade do Lubango.
O Vice-presidente da República, Fernando da Piedade Dias dos Santos, inaugura hoje, na Mapunda o novo estabelecimento de ensino. A qualidade da nova escola, explicou a professora Hecilia, vai melhorar o processo de ensino, cativar crianças, eliminar as desistências e fazer com que cada aluno se aplique mais aos estudos: “as condições de trabalho são factores preponderantes para a qualidade da instrução e educação”, disse.
A nova escola nº5, projectada na zona da Relé, bairro da Mapunda, com 20 salas, aumenta o número de vagas de 230 para 2.400 crianças do ensino primário e secundário do primeiro ciclo. A disponibilização de mais lugares facilita o acesso de mais alunos e reduz o número de crianças fora do sistema público de ensino.
As obras custaram 137 milhões de Kwanzas e foram financiadas pelo Programa de Investimentos Públicos do Governo Provincial da Huíla. A escola está implantada numa área de 3.650 metros quadrados. O encarregado das obras disse que os trabalhos envolveram 60 trabalhadores de construção civil de diversas áreas. A escola tem 20 salas, uma área administrativa, secretaria, biblioteca, dois anfiteatros com capacidade para 94 pessoas sentadas, uma sala de informática, balneários para professores e alunos. Tem ainda um balneário para alunos deficientes físicos, uma área de lazer, cantina, arquivo, sala de coordenação pedagógica e de reuniões.
Para garantir o abastecimento de água potável à escola, o Governo Provincial colocou um reservatório com capacidade para 15.000 litros equipado com electrobomba.

Fonte: Jornal de Angola

DEIXE UMA RESPOSTA