Aberto III curso de diagnóstico do VIh/Sida da Região Militar Centro

Huambo – Cem especialistas de saúde da Região Militar Centro (RMC), que engloba as províncias do Huambo, Bié, Benguela e Kwanza Sul, participam desde hoje num curso sobre diagnóstico terapêutico do Vih/Sida, com o objectivo de os capacitar sobre as técnicas de testagem da doença.

Em cindo dias, os participantes vão abordar temas sobre o diagnóstico clínico e laboratorial, noções básicas sobre tratamento, epidemiologia e formas de transmissão.

Questões como protecção de pessoas seropositivas, breve história do aconselhamento, perfil do conselheiro, protocolos da sessão de aconselhamento, aconselhamento pré-teste, resultado indeterminado e resultado positivo, entre outros, constam igualmente do programa da formação.

Na cerimónia de abertura, o chefe do Estado-maior da Região Militar Centro, brigadeiro Remigio do Espírito Santo, disse que o seminário vai criar bases e técnicas para sistematizar a actividade nas unidades, bem como prevenir a doença no seio dos efectivos.

O brigadeiro Remigio do Espírito Santo realçou que a realização desta formação nas unidades militares, no presente período de preparação combativa 2011, surge para reforçar a capacidade de decisão sanitária dos quadros de saúde, assim como aumentar a oferta de cuidados de saúde diferenciados a nível da estrutura organizacional das Forças Armadas Angolanas.

Salientou que, com efeito, é no nível das divisões e brigadas onde devem ser resolvidos os problemas básicos de saúde das tropas, estabelecendo-se assim uma relação de aproximidade entre a localização dos efectivos militares e os serviços de saúde”.

O comando da Região Militar Centro, segundo o chefe do Estado-maior da Região Militar Centro, espera que no final do ano de instrução 2011 possa obter um balanço positivo da actividade do diagnóstico das doenças.

Os trabalhos do seminário estão a ser orientados pela chefe de repartição dos serviços de saúde da Região Militar Centro, tenente-coronel Adelina Siquilili.

Presenciaram a cerimónia de abertura do seminário o chefe da repartição de promoção para a saúde, prevenção e cuidados do Estado-maior General das FAA, Coronel Francisco Bungo, e convidados.

Font: Angop

DEIXE UMA RESPOSTA